Blog
Confira nossas novidades

Novembro Azul: prevenção contra o câncer de próstata

16 de Novembro de 2017

Novembro Azul  é uma campanha de prevenção contra o câncer de próstata com o intuito de conscientizar os homens da necessidade de fazer o exame preventivo.

É o segundo tipo de tumor que mais ocorre nos homens e pode ser descoberto a partir do exame de toque. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que em 2012 houve mais de 60 mil novos casos no Brasil. Em torno de três quartos dos diagnósticos são feitos em homens com mais de 65 anos. Se detectado o tumor, apenas a biópsia pode confirmar o câncer. Se descobertos no início, 90% dos casos são curáveis.

Não apresentam sintomas na fase inicial. Quando surgem se parecem com o crescimento benigno da próstata, que é a necessidade de urinar mais vezes, porém com dificuldade. Depois e certo desenvolvimento, provoca dor nos ossos, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O tratamento depende do estágio que estará o problema, podendo ser realizado com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal.

A origem do movimento foi na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que ocorre dia 17 de novembro.
Assim como outubro é marcado como mês de combate ao câncer de mama com o Outubro Rosa, novembro marca a campanha de conscientização aos homens, esclarecendo a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
 

Você também irá gostar

como fazer carne de sol
23.06.2020

A carne de sol é muito consumida região Nordeste e fica perfeita em vários pratos, como a carne de sol na abóbora e escondidinho. Mas você sabia que é muito fácil preparar essa carne em casa? Você...

LiveZilla Live Chat Software